quarta-feira, 24 de abril de 2013

PROJETO ESPAÇOS MUSEAIS POPULARES
HOHENDRFF  - PARQUE ITAPEMA VILA UNIÃO
    O Projeto em andamento intitulado ESCOLA HOHENDORFF - VILA UNIÃO E PARQUE ITAPEMA - CONSTRUÍNDO ESPAÇOS MUSEAIS POPULARES, compoem-se  de numa gama de atividades voltadas ao resgate e valorização da memória das comunidades do entorno da escola: Vila União e o parque Itapema. Este projeto teve seu início a partir do âmbito escolar, nas disciplinas de Geografia , História e Artes.
    Tendo como foco, o resgate da história recente, a partir da abertura democrática brasileira, vem consolidando atividades que visam resgatar a história da ocupação do espaço e seus movimentos de luta pelo lugar através da reconstrução histórica pelos sujeitos moradores do bairro. Através do fomento de atividades culturais e pesqisa que possibilitem a leitura crítica da realidade bem como o despertar do pertencimento ao lugar, estamos realizando a pesquisa e sistematização de informações históricas.
Constituíndo-se o entorno da escola, de espaços urbanos caracterizados pela luta pelos direitos básicos de todo o cidadão, o resgate desta história datada inicialmente nos anos de 1980, resgata também a história brasileira, dos mo-
vimentos sociais. E, portanto, é imprescindível a conclusão do mesmo visto que vivemos em um país que até hoje renega o direito a classe social menos favorecida de ter o que lembrar.
    Uma das atividades finalizadas é o "Museu de Rua", que foi projeto desenvolvido em 2011 pela E.M.E.F Prof. João Carlos Von Hohendorff na mo-
dalidade de ensino EJA ( Educação de Jovens e Adultos ), nos saberes Geo-
grafia, História e Artes, em parceria com a comunidade Vila União e lideran-
ças das Comissões que organizaram a ocupação que originou o território Vila União.
    Este projeto visou resgatar e concretizar uma exposição da história da lu-
ta pela moradia na Vila União. Da difícil arte de ocupar um lugar ao torná-lo lugar no mundo, lugar do mundo.
    Para tornar esse projeto realidade foi necessário muita pesquisa nas fon-
tes históricas e organização dos dados gerados. As fontes históricas inves-
tigadas foram: O Jornal VS, análise de fotos antigas cedidas pela comunidade, entrevistas e também a realização de rodas de memórias ( en-
contros visando resgate da história vivida através do registro em audio e posterior reescrita dos mesmos ).
    A estrutura do Museu de Rua constitui-se de material escolar ( classes danificadas ) que foram desmontadas e reinventadas pelos alunos da EJA, transformando-se na base da exposição.

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